A unidade indiana da brasileira Marcopolo, que inicia sua produção este mês, situada na na cidade de Dharwad, será a maior fábrica de ônibus do mundo, com capacidade produtiva de 25 mil unidades ao ano, segundo a própria empresa. O projeto consumiu US$ 120 milhões divididos entre a Marcopolo e sua parceira na Índia, Tata.
A fábrica já possui 370 funcionários (dos quais 53 são brasileiros) operando em fase experimental desde novembro. Na próxima semana, a empresa deve concluir a contratação de mais 300 funcionários. Em março e abril, o quadro será ampliado novamente, até atingir mil pessoas. Quando atingir sua capacidade produtiva total, o que deve ocorrer em 2013, a fábrica vai empregar 4 mil trabalhadores e terá receita de US$ 400 milhões.
O mercado indiano consome cerca de 50 mil ônibus por ano e a Tata detém metade das vendas. A nova fábrica vai priorizar a produção de ônibus de pequeno porte, parecidos com os micro-ônibus brasileiros. Os produtos serão exportados também para outros países, como Argélia e Bangladesh.
Nenhum comentário:
Postar um comentário