segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

PAPO DE EMPRESÁRIO

Vamos entrevistar hoje um dos mais novos empresários. Ele que é dono de duas empresas atuando no Rio de Janeiro e São Paulo. Atual Primeiro Secretário da ARTEFSP. Conosco hoje Gustavo Leal, dono do Grupo Agulhas Negras.

 

MOMENTO BUSS: Gustavo como veio a nascer o Grupo Agulhas Negras?

GUSTAVO LEAL: Quando resolvi entrar no jogo, eu quis homenagear uma empresa muito querida por mim, que não ta lá muito bem das pernas. Dai veio a idéia da Nova Agulhas, que seria a remodelação fictícia dessa empresa. E como eu não tinha criatividade pra bolar um nome, e a Roma ainda não existia, ficou Nova Agulhas, e o grupo que viria depois sendo chamado Grupo Agulhas.

MB: Quais foram as maiores dificuldades encontradas?

GL: Enfrentar a concorrência de outros grupos sempre é difícil, ainda mais os não-registrados. Tem também os problemas com as agencias que não estão regulamentando o jogo como deveriam, permitindo a várias empresas fazerem a mesma linha quando não há necessidade disso. Mas isso se resolve com competência no serviço, e isso temos de sobra.

MB: Você teve apoio de alguém?

GL: Temos alguns amigos no jogo, claro, mas a nossa maior ajuda veio do nosso trabalho. O reconhecimento dele por parte de outros empresários e das agencias reguladoras são a nossa maior ajuda.

MB: Vemos atualmente muitos elogios de seu grupo, alguns dizem que mesmo sendo pequeno é um dos melhores, a que se deve isso em sua opinião?

GL: Pés no chão. Temos quase 400 carros, e o grupo se aproxima bem da realidade. A frota não é muito nova como a da maioria dos grupos, e as renovações não são mirabolantes. Nesse ano teremos uma renovação pequena, mas vai ser muito interessante pra todos os usuários.

MB: Porque a idéia de trazer seu Grupo para São Paulo?

GL: Conheço bem a região de São José e Jacareí, então me interessei em fazer linhas lá. Ai consultei a ARTEFSP, e vi que algumas linhas lá ainda não haviam sido licitadas. Então criei uma empresa específica, que foi a Roma. Junto com as linhas da ARTEFSP, fazemos também o transporte municipal de Jacareí juntamente com a Viação São Luiz, que é uma amiga no jogo.

MB: Hoje você é responsável por algumas linhas urbanas de Jacareí SP, pretende fazer linhas urbanas em outras cidades também?

GL: No momento não me interessa, mas num futuro quem sabe né?

MB: Como veio a se tornar Primeiro Secretário na ARTEFSP?

GL: Foi um convite feito pelo diretor geral, e como a agencia sempre nos atendeu muito bem, não só a mim como a outros empresários, aceitei o convite.

MB: Qual a sua opinião sobre as agencias reguladoras?

GL: Bom, das quatro nas quais estou cadastrado, a ARTEFSP é a que tem gerido o jogo com maior competência. Quanto a ANTTF, não tenho reclamações a fazer, nunca tive problemas. Já com o DETROF-RJ tenho algumas queixas, mas esses problemas resolveremos com a própria agencia. E a SUSERFIC, de volta redonda, dispensa comentários, afinal é gerida pelos próprios empresários em conjunto com a prefeitura.

MB: Qual a sua visão sobre seus colegas de jogo?

GL: Tenho muitos amigos no jogo, só posso dizer isso.

MB: Você acha que houve melhoras no jogo nos últimos meses?

GL: Sinceramente? Houve é pioras isso sim.

MB: Acha que o problema ANTTF tem solução?

GL: Pra mim todos os problemas tem solução. Basta que as agencias façam o fácil e ignorem os interesses pessoais e a vontade de mandar no jogo.

MB: O que acha que falta para melhorar o jogo?

GL: Transparência... Tem agencia que não gosta de informar as linhas já licitadas, empresário esconde linha... Não vejo necessidade pra isso. Se você faz a linha legalmente, porque esconder?

MB: Você pretende concorrer um dia para dirigir alguma agencia?

GL: Não tenho muito tempo pra isso, mas seria interessante sim

MB: Conte-nos o segredo do sucesso de seu grupo.

GL: Pés no chão! O grupo é fic, mas tem que se aproximar da realidade. Pra quê ter uma frota com 70% dos carros do ano, se sabemos que isso é quase impossível para um grupo com 400 carros? E, é claro, tentamos inovar sempre... Fazer o que ninguém faz repassar as novas idéias aos outros empresários e aceitar sugestões para melhorias também.

Agradecemos sua participação e desejamos que seu grupo venha há crescer cada dia mais, veja agora Nossa Homenagem ao Empresário.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário